Nós na Tela conta histórias do RN
Mostra de Audiovisual Nós na Tela será realiza\da no período de 23 a 25 de setembro, no teatro de Cultura Popular. Os filmes exibidos foram produzidos por alunos das oficinas realizadas pelo interior do Estado desde 2008, sob a coordenação de Geraldo Cavalcanti.
Coletivo Nós na Tela ministra oficinas de cinema por todo o Rio Grande do Norte |
Imagine você se transformar em ator, roteirista, produtor ou diretor de cinema de uma hora para a outra. O Coletivo Nós na Tela trabalha com essa perspectiva em cidades do interior do RN, desde 2008, em parceria com Secretaria Extraordinária de Cultura do RN, via patrocínio do BNB e BNDES. Através de cursos que beneficiaram diretamente 200 pessoas, em 30 cidades, foram produzidos curtas que serão exibidos na mostra Nós na Tela, no período de 23 a 25 de setembro, a partir das 19h, no Teatro de Cultura Popular. A entrada é gratuita.
Barbearia se torna locação para filme gravado em Alexandria |
Coordenador pelo cineasta Geraldo Cavalcanti, com direção de arte de Guaraci Gabriel, oficinas de interpretação por Silbene Sil, além de outros profissionais, a equipe já visitou cerca de 30 cidades, beneficiando diretamente 200 pessoas, e indiretamente todas as comunidades. “O Nós na Tela é um coletivo de profissionais ligados ao audiovisual. Nas oficinas, participamos mais intensamente do dia a dia de pessoas que sequer sonhavam em atuar no cinema”, explica Geraldo.
Os filmes exibidos começam por Belísssima, realizado em Caicó na primeira leva do projeto, em 2008, e os demais foram produzidos a partir de 2010 (ver programação abaixo). A cada oficina, os alunos – de faixas etárias e graus de instrução variados – surgem os trabalhos baseados em argumentos que recontam histórias e “causos” dos lugares percorridos. “Estamos muito orgulhosos com o resultado das oficinas, porque as pessoas não se imaginam capazes de participar do processo de elaboração e produção de um filme”, destaca Geraldo.
Vaqueiro, um dos tipos retratados nos filmes do Nós na Tela |
As ações contribuem para melhorar a auto-estima das pessoas, que vêem suas histórias recontadas na tela. “A gente percebe como tem gente com intuição e sensibilidade”, frisa. Mantendo o objetivo de levar o cinema a quem nunca se permitiu sonhar enm realizar filmes, o Coletivo Nós na Tela ultrapassa as fronteiras do do RN, através de ideias compartilhadas em eventos internacionais. Geraldo conta que realizou uma ação no Ceduc em que reeducandos foram convidados a fazer desenhos sobre o que é liberdade.
Geraldo Cavalcanti (de óculos) é o idealizador do Nós na Tela |
As ilustrações foram impressas emn camisetas e presenteadas a cineastas. “Teve uma repercussão tão boa que fomos convidados a ir para Nova York conhecer a Ghetto Film School, escola idealizada pelos cineastas Spike Lee e Danny Boyle”, disse. A equipe do Nós na Tela é formada por Geraldo Cavalcanti (direção), Guaraci Gabriel (direção de arte), Silbene Sil (interpretação), Nilson Eloy (áudio), Suerda Morais (edição), Gidiel Freire (exibição), Raniere Fernandes e Amanda Oliveira (produção).
Serviço:
Curta Nós na Tela – Mostra de Audiovisual – 23 a 25/09, a partir das 19h30. Teatro de Cultura Popular (R., Jundiaí, 641. Tirol). Tel.: (84) 3232-5307. Entrada franca.
Programação:
Dia 23/09 - Filmes: Os Causos de Tomás Cabé (Docudrama/12min/São Tomé/RN), Belíssima (Docudrama/10min/Caicó-RN), Esquizofrenia (Suspense/21min/São José do Mipibu-RN).
Dia 24/09 - Filmes: Lendas do Catu (Docudrama/22min/Goianinha-RN) e O Reencontro (Drama/26min/Jardim do Seridó-RN).
Dia 25/09 - Filme: Em Família (Drama/44min/São José de Campestre-RN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Rasgue o verbo!!!