6 de mar de 2013

Tá Todo Mundo Convidado!!!



Privado é Público abre suas portas no mês de março com a exposição “Ceias Largas”, com telas de artistas potiguares

Acervo da Holanda Advogados Associados ficará aberto para exposição de 07 de março a 04 de abril, na Galeria Newton Navarro

O período da Quaresma e a aproximação da Semana Santa remete diretamente à uma das cenas mais clássicas da história cristã, a Santa Ceia, tantas vezes retratada por grandes pintores mundiais,  trazendo Cristo no centro e seus dozes apóstolos. Contudo, nem sempre essas representações vieram da forma mais tradicional. E, para mostrar o imaginário e o repertório de importantes pintores potiguares, o projeto Privado é Público de março traz a exposição “Ceias Largas”, composta de 25 telas, do acervo da Holanda Advogados Associados. A vernissage de lançamento acontece na noite do dia 07 de março, às 19h, na Galeria Newton Navarro, sede da Fundação José Augusto.

A exposição abordará um tema recorrente de diversos artistas mundiais, mas sob o olhar de pintores potiguares como Fé Córdula, Assis Marinho, Dorian Gray, Zaíra Caldas, Marcelus Bob, Roberto Medeiros, Paixão, Carlos Soares, Levi, Walderlindem, Tiago Vicente, Fábio Eduardo , entre outros. O mais intrigante e, por assim dizer, instigante, das “Ceias Largas”, que encherão os olhos dos visitantes e apreciadores das boas artes, são as suas originalidades, fugindo do censo comum do que normalmente se retrata da Santa Ceia, trazendo, por exemplo, super heróis; figuras ícones da cultura pop, como John Lenon entre os apóstolos; o vinho substituído pela água ardente; anjos flutuando; figuras femininas substituindo os seguidores de Cristo, fundos com paisagens típicas do nosso Estado, como Fortaleza dos Reis Magos, Morro do Careca, praias; ceias compostas de frutas tropicais. Dentre as 25 telas, que ficarão expostas até o dia 04 de abril, os visitantes farão uma surpreendente viagem na última refeição em vida de Jesus Cristo, aumentando o interesse e paixão pelas artes.


O acervo, diferentemente de demais edições do Privado é Público, pertence a um grupo de pessoas, no caso de uma sociedade civil de advogados, Holanda Advogados Associados, que hoje tem em seu quadro de associados 17 advogados, que atuam nas mais diversas áreas do Direito. A empresa, que tem em sua direção Hugo Helinski Holanda, procurou nas artes, mais especificamente na pintura, uma forma de cumprir seu papel junto à cultura potiguar, mantendo um acervo de telas de diversos pintores potiguares, como Newton Navarro, que ganha um destaque especial na coleção. Com sede na Rua Trairi, 806, no bairro de Petrópolis, o acervo é mantido de forma primorosa nos corredores e salas do seu prédio, e o grupo viu no Privado é Público uma forma de dividir com a sociedade norte riograndense seu rico material, com um tema tão bem tratado e destacado nas terras potiguares.