30 de ago de 2013

Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto gratuito e homenageia Tonheca Dantas


O espetáculo de música popular terá a participação da Companhia de Dança do TAM. A entrada é franca e não é preciso retirar convites com antecedência. O concerto encerra as festividades do Agosto da Alegria 2013. 
Com regência do Maestro Linus Lerner, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte realiza concerto de música popular no próximo sábado (31), a partir das 20h, no Teatro Alberto Maranhão, homenageando e resgatando a obra de Tonheca Dantas, compositor potiguar, conhecido como “O Maestro dos Sertões", além de grandes artistas brasileiros como Luiz Gonzaga, Ari Barroso e Tom Jobvim. O espetáculo faz parte do projeto Movimento Sinfônico, patrocinado pela Cosern através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e contará com participação especial da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM) e da sanfoneira Carol Benigno.
O Movimento Sinfônico também é responsável pelo projeto de residência artística do maestro Linus Lerner, regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do RN, integrando a série de iniciativas da Cosern de investimento na cultura por meio da Lei Câmara Cascudo. 
O repertório do concerto traz a primorosa valsa Royal Cinema, de Tonheca Dantas, com orquestração de Osvaldo D'amore. Segue com O Melhor do Xotis, de Luiz Gonzaga, Cantiga, de Clovis Pereira, Suite Monette (Duda), Gonzaguiana ( Ciro Pereira). Após breve intervalo, a OSRN volta ao palco com Os Tres Covardes, composição de Tonheca Dantas e Orquestracao de Willames S. da Costa, Dança do Cavalo Marinho (Levino Ferreira), A Desfolhar Saudade (Tonheca Dantas/Orquestracao Gilberto Cabral), Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim/Arranjo Brasolin) e encerra com a famosa Aquarela do Brasil, de Ari Barroso. 
No concerto da OSRN deste sábado, a Secultrn/FJA encerra a programação do Agosto da Alegria 2013, que este ano teve uma programação mais enxuta, porém, mobilizou a cultura popular em suas várias vertentes durante todo o mês de agosto. Para continuar acompanhando a programação da Secretaria de cultura, acessar o site www.cultura.rn.gov.br
SERVIÇO:
Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do RN – Dia 31 de agosto, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão. Entrada franca. Tel.: (84) 3222-3669.

[Informações para a imprensa]
Ensaio Geral
A Orquestra realizará ensaios para o concerto hoje (quinta,29), das 14h30 às 17h30, intervalo às 16h. Ensaio geral com todos os artistas será realizado na sexta,  30, das 14h30 às 17h. 
Contatos para entrevistas: Linus Lerner - Regente e Diretor Artístico: (84) 8108-4846 / Luiz Antonio – Diretor administrativo: (84) 9967-8491 . 



 
Eliade Pimentel / Assessora de Imprensa
Luiz Philipe Barros / Estagiário 
Secretaria Extraordinária de Cultura
Fundação José Augusto
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Contatos: 84 3232 5321 /  8137 2047