22 de jul de 2010

Ticuqueiros em Natal: Simplismente imperdível!!!!!


Galera, Que a programação da SBPC Cultural tá imperdível, não é novidade para ninguem, mas os Ticuqueiros serão uma atração a parte! Peço que conheçam um pouco sobre eles:

Da Zona da Mata Norte de Pernambuco vem os TICUQUEIROS, que turbina com instrumentos elétricos, cocos, cirandas, sambadas de maracatu e forró pé-de-serra. A região concentra manifestações populares de infinita riqueza musical, que se apresentam no cotidiano intenso de trabalho dos ticuqueiros os trabalhadores da cana-de-açúcar.
A banda TICUQUEIROS formou-se em Nazaré da Mata, envolta na multiplicidade de cores e sons das brincadeiras da região. A música que produzem é resultado da fusão das referências musicais de seus integrantes - grooves de bateria, instrumentos de sopro e eletrônicos com o som rústico das brincadeira da zona rural. O grupo expressa de maneira inusitada e atual a simplicidade tradicional do universo sonoro de onde vem.
O Show do TICUQUEIROS transmite a energia da enxada batida em trilho de trem de manhã bem cedo, o ritmo intenso do corte da cana e o balanço frenético dos caboclos de lança do maracatu. As tradicionais festas do interior são revisitadas nos shows, que fazem dançar homi, minino e mulhé! É ouvir e se guiar.
Praticamente todos os integrantes da banda participaram ou participam de cirandas, cocos, blocos rurais, bandas de rock, jazz e música de câmara. Ou seja, tudo que o grupo engloba em seu trabalho. Procurando sempre manter a sonoridade primitiva de cada instrumento.