17 de dez. de 2010

Aristeu Araújo lança novo filme no TCP


O cineasta potiguar Aristeu Araújo lança em Natal, na próxima quarta-feira (22), seu mais novo curta-metragem, Naquela Noite Ele Sonhou Com Um Mar Azul. O filme tem duração de 20 minutos e será exibido no Teatro de Cultura Popular, às 19h30, sendo debatido em seguida por uma mesa redonda, que também tratará sobre a produção audiovisual no RN. 


O debate contará com a participação, além do próprio Aristeu Araújo, do diretor do curso de cinema da UnP, Fábio de Silva, do presidente do Cineclube Natal, Pedro Fiúza, e do cineasta Buca Dantas.

Naquela Noite chega a Natal logo após ter participado do Festival de Cinema de Brasília, para o qual foi um dos 40 curtas-metragens selecionados dentre mais de 400 concorrentes. O filme foi produzido em Curitiba – onde o diretor está radicado atualmente – e no Rio de Janeiro, cidade em que foram rodadas suas cenas. Seu roteiro foi premiado no Workshop de Roteiro do Festival Curta Cinema de 2008 (RJ) – de onde saiu a maior parte dos recursos para realizar a produção.

História
O protagonista de Naquela Noite, Nestor, tem 40 anos e uma vida solitária e tediosa: mora sozinho, separou-se da mulher recentemente e pouco consegue ver os filhos, que vivem com a mãe em outra cidade. Tem um emprego banal, relações superficiais e poucas perspectivas de mudar tudo isso. O clima de beco sem saída muda depois dele passar, sozinho, o réveillon na praia de Copacabana.

No dia seguinte, Nestor toma uma decisão e começa a desfazer a sequência de atos autômatos em que havia se transformado sua vida. Como ele faz isso – e qual alternativa encontra – diz respeito ao desenrolar da história. A narrativa de Aristeu Araújo mistura características realistas – a cena do réveillon no Rio de Janeiro, aliás, foi filmada exatamente na virada de ano, em Copacabana, em meio aos festejos da orla – com um desfecho que aponta para o fantástico e o poético.

Autor 
Aristeu Araújo é potiguar de Natal. Sua incursão definitiva no mundo do audiovisual foi o documentário Crime É Silêncio, realizado em 2002 e apresentado como trabalho de conclusão de curso na faculdade de jornalismo da UFRN. Logo em seguida, ele se muda para estudar cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. Lá, realiza os curtas de ficção Ruivos (2004), Espera (2006) e Estela (2009). Ao término do curso, muda-se para Curitiba, onde trabalha como diretor de vídeos institucionais.

A produção de Naquela Noite, aliás, reflete a mudança de cidade: enquanto as filmagens foram feitas no Rio de Janeiro – onde o roteiro foi concebido – praticamente toda a pós-produção aconteceu em Curitiba. Mas a produção tem, além do próprio diretor, outra marcante característica potiguar: a trilha sonora, que pontua os momentos de clímax do filme, foi feita pelo músico natalense Waldenor Láudanno, parceiro de Aristeu em várias produções.


SERVIÇO:
Naquela Noite Ele Sonhou com um Mar Azul, de Aristeu Araújo
Dia: 22 de dezembro (quarta-feira)
Hora: 19h30
Local: Teatro de Cultura Popular (TCP), Rua Jundiaí, 641, Petrópolis
Entrada: R$ 2,00.
Duração: 22’15”

FICHA TÉCNICA:
Direção e produção: Aristeu Araújo
Elenco: Anderson Alves, Sérgio Di Paula, Anselmo Fernandes
Participação especial: Arduíno Colasanti
Roteiro: Aristeu Araújo, Fernando Secco
Direção de produção: Maria Fernanda Corrêa, Louise Ralola
Direção de fotografia: Thaís Grechi
Direção de arte: Juliana De Bonis
Cenografia e figurino: André Von Schimonsky
Som direto: Denise Soares
Montagem: Aristeu Araújo, Fernanda Gadotti
Desenho de som: Guilherme Empke
Gravação de foleys e efeitos: Denise Soares, Guilherme Empke
Assistência de direção: Fernando Secco
Produção de elenco: Melissa Prado
Assistência de produção: Felipe Gollnick
Assistência de fotografia: Angelo Zolini, Lina Kaplan, Taís Lobo
Still: Sofia Helena
Assistência de arte: Marina Murta
Assistência de cenografia: Mathias do Valle
Trilha original: Láudanno
Arte do cartaz: Raul Luna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rasgue o verbo!!!